O presidente explica que hoje em dia, a negociação com as casas de show acontece em maioria de forma simples, por WhatsApp e não da forma correta

A remuneração justa para músicos em Goiás avançou com a aprovação do projeto nº 23295/24, de autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB). A proposta, que passou em segundo turno com 32 votos favoráveis e nenhum contrário, cria a Política Estadual de Promoção da Valorização e Justa Remuneração de Profissionais da Música Goiana e estabelece o Selo “Estabelecimento Amigo do Músico”.
A iniciativa surgiu após apelos da Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional de Goiás (OMB-GO), liderada pelo maestro Otoniel Pacheco. A entidade reivindica maior transparência na cobrança do couvert artístico e uma remuneração adequada para os profissionais.
O presidente explica que hoje em dia, a negociação com as casas de show acontece em maioria de forma simples, por WhatsApp, e não da forma correta.
“Na falta da CLT deveria usar a nota contratual do ministério do trabalho de acordo com a portaria Portaria do MT 671/2021 é por ela que a previdência do músico é recolhida desta forma todos tem sua previdência omitida pelos empregadores”, explicou o Maestro.
Otoniel Pacheco ainda afirmou que desconhece uma casa em Goiânia que repassa o couvert para o músico de forma honesta. Segundo ele, alguns locais chegam a receber mais de 20 mil reais de couvert artístico e pagam no máximo 2 mil para os músicos.
Lineu reforçou o compromisso com a classe artística e garantiu apoio na busca por melhorias. “Contem comigo, com nosso gabinete, pois eu tenho um compromisso com a arte e cultura do Estado de Goiás. Eu valorizo os profissionais da categoria, e estamos em busca de melhorias para a classe musical goiana”, afirmou o parlamentar.
A falta de repasse adequado do couvert artístico foi um dos problemas denunciados pela OMB-GO. Muitos estabelecimentos, que deveriam destinar esse valor aos músicos, chegam a repassar menos de 10% do total arrecadado. Durante uma solenidade em novembro de 2024, em homenagem ao Dia do Músico, Otoniel Pacheco levou a questão ao deputado e pediu providências para garantir melhores condições para a categoria.
Com a aprovação do projeto, espera-se que a nova política estadual fortaleça o setor musical em Goiás, assegurando maior reconhecimento e estabilidade financeira para os profissionais da área.