A preocupação do governo é que a mobilização fique aquém dos atos recentes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Diante da previsão de baixo engajamento popular, ministros do governo Lula (PT) não devem comparecer ao ato “Sem Anistia”, organizado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). Na Esplanada, a avaliação é de que a participação de representantes do governo em uma manifestação esvaziada poderia prejudicar a imagem do presidente.
De acordo com informações apuradas pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, nem mesmo figuras petistas de destaque, como Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Padilha (Saúde), pretendem marcar presença. A preocupação do governo é que a mobilização fique aquém dos atos recentes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que poderia fortalecer a oposição e enfraquecer o próprio discurso contra a anistia.
O protesto, marcado para domingo, 30, na Avenida Paulista, busca se opor ao projeto de lei que propõe a anistia dos presos pelos atos de 8 de janeiro e pressionar por uma condenação de Bolsonaro. O ex-presidente ironizou a iniciativa e declarou que ajudaria a promovê-la. “Dia 30, agora, vai ter um movimento da esquerda. Estou até promovendo. Movimento da esquerda na Paulista. Qual é a pauta? Prisão do Bolsonaro”, disse.