O presidente ainda destacou que o governo está atento aos impactos da medida para as empresas e trabalhadores brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira, 03, que o Brasil adotará “todas as medidas cabíveis” em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 10% sobre as exportações brasileiras. A medida, anunciada pelo presidente Donald Trump, gerou forte reação do governo brasileiro, que pretende basear sua resposta na lei da reciprocidade econômica aprovada pelo Congresso em 02 e nas diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Durante evento que marcou dois anos de seu governo, Lula reforçou que o Brasil não aceitará pressões externas e reafirmou sua posição sobre soberania nacional. “É um país que fala igual para igual e respeita todos os países dos mais pobres aos mais ricos, mas que exige reciprocidade no tratamento. Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos a qualquer tentativa de impor protecionismo que não cabe mais hoje no mundo”, declarou.
O presidente ainda destacou que o governo está atento aos impactos da medida para as empresas e trabalhadores brasileiros. “Diante da decisão dos EUA de impor sobretaxa, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender nossas empresas e trabalhadores brasileiros”, afirmou.
A reação brasileira deve incluir negociações diplomáticas e possíveis contramedidas comerciais, reafirmando a postura do governo contra barreiras protecionistas que afetem a economia do país.