24.8 C
Goiânia
spot_img

Celular Seguro: Governo Lula envia mensagem a celulares roubados

Além das notificações, o programa oferece o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, ferramenta de consulta gratuita disponível no aplicativo Celular Seguro

Foto: reprodução

Desde abril de 2025, o Ministério da Justiça e Segurança Pública passou a utilizar o WhatsApp como canal oficial para alertar cidadãos sobre celulares bloqueados por roubo, furto ou perda. Os avisos, enviados automaticamente pelos números verificados 2025-3003 ou 2025-3000, serão disparados sempre que um novo chip for inserido em um aparelho que esteja com restrição ativa no sistema.

O processo é parte do Programa Celular Seguro, que visa interromper a cadeia de receptação e devolver o aparelho à vítima original. “O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”, afirmou Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP.

Após o alerta via WhatsApp, o cidadão deve acessar o site www.gov.br/celularseguro para seguir as orientações e, posteriormente, ir até uma delegacia de Polícia Civil. Caso não consiga comprovar a posse legítima do aparelho, será obrigado a devolvê-lo.

Além das notificações, o programa oferece o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, ferramenta de consulta gratuita disponível no aplicativo Celular Seguro. Qualquer pessoa pode verificar, pelo número de IMEI, se um celular tem registros de roubo, furto ou extravio. Para isso, basta digitar *#06# no teclado do aparelho e usar a câmera de outro celular para ler o código de barras gerado.

“Entendemos que toda pessoa tem o direito de saber se o aparelho usado que for adquirir é limpo”, explicou Manoel. A base do sistema integra cerca de 2,6 milhões de cadastros do Celular Seguro, 16 milhões da Anatel e boletins de ocorrência estaduais.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img