25.8 C
Goiânia
spot_img

Eleições 2026: Lula busca conter avanço da direita no Senado

Lula passou a considerar cenários que antes pareciam distantes

Foto: reprodução

Preocupado com a composição do Senado Federal nas próximas eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem redirecionado seu foco político para impedir o crescimento da direita na Câmara alta. A disputa por cadeiras no Senado passou a ser uma prioridade absoluta dentro do Palácio do Planalto.

Com a aproximação das eleições de 2026, quando dois terços das 81 cadeiras do Senado estarão em jogo, Lula passou a considerar cenários que antes pareciam distantes. Integrantes do próprio governo vêm sendo sondados para abandonar eventuais candidaturas estaduais e disputar o Senado. Segundo relato da colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o presidente tem afirmado aos aliados que “troca um governador por um senador”.

Enquanto isso, a oposição se articula com intensidade. Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), traçam estratégias junto a siglas aliadas para conquistar uma bancada sólida e conservadora, capaz de dar as cartas no Senado a partir de 2027. A meta é ocupar a presidência da Casa e estabelecer um contrapeso ao Supremo Tribunal Federal, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, alvo frequente de críticas do bolsonarismo.

Diante da possibilidade de um avanço conservador, que poderia comprometer projetos do governo federal e abrir margem para retrocessos na visão do PT, Lula vê a eleição de senadores alinhados ao Executivo como determinante para o futuro político do país. A mobilização já está em curso e tende a se intensificar ao longo dos próximos meses, com articulações diretas entre o presidente e lideranças regionais.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img