O requerimento aprovado teve como autor o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO)

O plenário da Câmara dos Deputados manifestou, na terça-feira, 22, pesar pela morte do Papa Francisco, falecido aos 88 anos. A moção foi aprovada por unanimidade e teve como autor o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que reconheceu a importância histórica do pontífice argentino, primeiro jesuíta e sul-americano a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica.
Na justificativa do requerimento, Gayer destacou o papel do papa na mediação diplomática entre Estados Unidos e Cuba, além de sua postura acolhedora diante da crise migratória mundial. “Sua Santidade foi um defensor dos refugiados e migrantes, considerando sua proteção um dever de civilização”, escreveu o parlamentar no documento enviado à Igreja Católica, amigos e familiares do pontífice.
Francisco, que assumiu o papado em 2013, marcou seu pontificado por discursos e ações voltadas à inclusão, à justiça social e ao cuidado com os mais vulneráveis. A manifestação dos deputados ocorre dias antes do funeral do líder religioso, agendado para sábado, 26, no Vaticano.