28.8 C
Goiânia
spot_img

INSS vai ressarcir descontos indevidos na conta do benefício

Gilberto Waller Júnior reforça que vítimas não precisarão tomar nenhuma medida e alerta para novos golpes: “Nada de Pix, nada de abrir link”

Foto: reprodução

Aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos em seus benefícios previdenciários terão o valor ressarcido diretamente na conta em que recebem do INSS. A informação foi confirmada pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior, nesta terça-feira, 6, em entrevista à Rádio CBN. “Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou.

O ressarcimento será processado de forma automática e programada, sem necessidade de solicitação ou ação por parte dos beneficiários. Segundo Waller, essa estratégia visa evitar novos golpes. “Na mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade.”

O plano de ressarcimento está em fase final e deverá ser concluído até a próxima semana. Estima-se que cerca de 4,1 milhões de beneficiários foram vítimas de descontos indevidos entre 2019 e 2024, resultando em um prejuízo que pode chegar a R$ 6,3 bilhões. Investigações revelam que entidades sindicais cadastravam os segurados sem autorização, aplicando descontos mensais com a conivência de servidores públicos que recebiam propinas para liberar os dados.

Na segunda-feira, 5, Waller declarou que o governo buscará cobrar o valor das empresas envolvidas nos esquemas. Caso os recursos não estejam disponíveis, a administração pública poderá assumir a responsabilidade pelos pagamentos.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img